segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tutorial Máquina para recuperar CD e DVD riscado

Como recuperar CDs e DVDs riscados

Introdução :
Estava com problemas de riscos nos DVDs das crianças, tenho uma coleção de DVD´s da Disney e estavam todos bem riscados , tentei comprar um daqueles kits para Limpeza de CDs e DVDs , que não resolveu o problema. Tentei tambem procurar videos no youtube mas encontrei dicas bem inusitadas, como esfregar uma banana ou passar pasta de amendoin e depois deixar em banho no refrigerante ou ainda, passar pasta de dente, e ainda várias sátiras . Minha conclusão é que essas dicas se resumem a uma só : Lavar o CD/DVD e usar um pano macio para secá-lo. Se isso resolver para você, quer dizer que ele estava sujo e não RISCADO.

Solução para CDs e DVDs riscados:
Encontrei no Mercado Livre, aparelhos que prometem tirar os riscos, mas custam em torno de 130 a 200 reais e só servem para isso. E todos tem a mesma idéia: giram a uma rotação de 1000 rpm e você passa uma cera especial (que eles vendem também separadamente).


Foto : Exemplo de aparelho vendido no mercado livre para recuperação de riscos.


Usando essa idéia montei um desses em casa para limpar CD/DVDs com o que eu tinha em casa, embora NÃO remova os RISCOS , ele faz o CD/DVD voltar a funcionar , testei com uns 30 DVDs e 2 CDs e em todos os casos (Riscos profundos ou riscos leves) fizeram o CD/DVD voltar a funcionar. Se caso você é daqueles que além de querer que o CD/DVD volte a funcionar ele fique sem riscos , a minha dica é: compre uma máquina de polir. Só ela é capaz de remover os riscos de um CD/DVD.



Foto: Máquina de polir adaptada, à venda também no mercado livre.

Mas se você quer somente que o CD/DVD volte a funcionar, para você fazer um backup, se tiver dinheiro sobrando, compre umas das máquinas citadas acima ou então siga os passos para montar uma:

Lista de materiais :

1 – Furadeira
2 – Massa de polir automotiva
3 – Parafuso para prender (ideal 18”, mas pode ser outros , veja foto 1)
4 – Duas aroelas grandes (+- 3 cm de diametro)
5 – Suporte para prender o CD emborachado (tinha um antigo)
6 – Uma morsa ou um cavalete para prender a furadeira (veja foto 2)
7 – Algodão
8 – Luvas e ocúlos de proteção.

Siga as fotos para ver como montar e como fazer para polir o CD/DVD com a massa polidora :


Foto 1 – Lista de itens


Foto 2 – Cavalete para fixar a furadeira


Foto 3 – Prender o parafuso na furadeira.


Foto 4 – Prender o suporte de CD


Foto 5 – Colocar o CD/DVD e prender com o parafuso e aroela.


Foto 6 – Passar a pasta automotiva em todo o CD/DVD


Foto 7 – Usar um chumaço de algodão e ligar a furadeira, tome bastante cuidado ao ligar a furadeira, é recomendado utilizar luvas e óculos de proteção, pois o CD/DVD pode esquentar e queimar seus dedos e a massa pode espirrar nos seus olhos, ou de alguém que estiver por perto (Tirem as crianças de perto, geralmente fica na altura dos olhos deles ! ).


Foto 8 – Quando o CD/ DVD estiver bem limpo, sem nenhuma massa , você pode retirá-lo.

Conclusão :
Mesmo não retirando os riscos mais profundo, ele recupera o CD/DVD para sua utilização. Minha dica é, FAÇA um backup dele imediatamente.
Você pode usar cera automotiva ou comprar a tal cera especial dos aparelhos citados, mas NUNCA use uma lixa (usei uma lixa d´agua 1000) para tentar salvar um CD/DVD , tentei isso depois de ler algumas dicas e acabei inutilizando a midia.
É isso , boa sorte com os seus discos.